3:26 am - quarta-feira setembro 19, 2018

Quando um pai se transforma também em criminoso

198 Viewed Ênila Rodrigues 0 respond

Por: Sérgio Pires
O caso ocorreu em Vilhena. Um bandido matou covarde e brutalmente uma jovem, Maily Bragança Tavares, de 21 anos. O pai, inconformado e descrente de que seria feita a verdadeira Justiça, optou por tornar-se criminoso também. Matou o assassino da filha. Eliabi Oliveira, de 25 anos, foi fuzilado pelo pai da garota assassinada. O caso complexo, que bem demonstra o desespero de alguém que perde uma filha, ou filho, a esposa ou alguém da família para um bandido cruel e que está se lixando para a vida alheia, foi julgado nessa semana, na cidade do extremo sul do Estado. Nilton César Bragança, o pai da garota morta, logo depois que executou sua vingança, apresentou-se à polícia. Confessou seu crime, explicou que não suportara a dor de ter a filha morta covardemente e que não conseguiu se conter. O corpo de sete jurados ouviu atentamente acusação e defesa e acabou não tendo opção: determinou a condenação do réu, acatando porém vários atenuantes. Na sentença final, Nilton Bragança foi condenado a seis anos de prisão, mas cumprirá a pena em regime semiaberto. O irmão dele, Nilson, acusado de ter participado do crime, foi absolvido.

O desespero toma conta das pessoas comuns, acuadas com tanta violência e tanta injustiça. Com falta de segurança pública e com sentenças geralmente leves, mesmo quando crimes brutais são cometidos. Mais que isso, têm que ouvir discursos todos os dias em defesa dos bandidos e nunca de suas vítimas. A maioria do povo ainda está amorfa e aceitando essa sentença de morte imposta pela violência no Brasil. Mas, infelizmente, já há muitos, como o pai de Vilhena, que não acreditam nas lei e na Justiça e vingam-se. Isso é um terrível presságio e um perigo inominável. Para a maioria das nossas autoridades, infelizmente, está tudo está normal.

SÓ NA 25ª HORA

A partir desta terça, os partidos já podem realizar convenções, para escolha dos candidatos à eleição de outubro. Quem se habilitará? Provavelmente todos vão deixar as decisões para a 25ª hora. Muitos vão abrir a convenção e mantê-la assim, até o prazo final, 30 de junho. E depois, ainda, terão uma semana para corrigir eventuais rumos, já que as candidaturas podem ser registradas até 7 de julho. Que ninguém espere grandes mudanças no quadro atual, antes da primeira semana do mês que vem!

CASOS COMPLEXOS

Os casos mais complexos ainda, na corrida pelo Governo, são os que envolvem o PP de Ivo Cassol e se o PT terá ou não candidatura própria. Os dois partidos, que sempre foram adversários ferrenhos, vivem ensaiando uma aliança há semanas, mas até agora não bateram o martelo. O grupo de Cassol deve indicar Jaqueline Cassol ou Maurão de Carvalho para a disputa. No PT, se for mesmo com nome próprio, Padre Ton é “o cara”. Neste momento, não dá para fazer qualquer aposta sobre o que acontecerá nesses casos e se a parceria entre petistas e pepistas ocorrerá mesmo.

COPA CARA

O Banco do Brasil, banco público, investiu 9 milhões e 100 mil reais na compra de ingressos para os jogos da Copa do Mundo. Para que? Para presentear alguns dos seus principais clientes. A Caixa Federal fez o mesmo. Gastará 1 milhão e 800 mil reais. O Porto de Suape, em Pernambuco, do goverrno daquele Estado, também comprou e gastou quase 750 mil reais. Todos o fizeram para agradar clientes Vips. Fossem bancos privados, tudo bem. Mas bancos públicos usam também dinheiro público. Daí…

ONZE ANOS

Vai fazer mais um aniversário! Há onze anos, ocorreu e invasão de uma fazenda na região de União Bandeirantes. O imóvel é todo regularizado. A Justiça já decidiu por várias reintegrações de posse, nunca cumpridas. Há sete anos, nova decisão judicial determinou a retirada dos bandidos da área, que lá estão destruindo a floresta e derrubando árvores, algumas nobres e centenárias, como mogno, para vendê-las a serrarias clandestinas. Nunca nenhuma decisão judicial foi cumprida. No momento, o caso ainda está pendente. A lei vale para todos? Onde? Certamente não nessa terra brasilis…

BEBUNS EM PROFUSÃO

Num final de semana, apenas, a Polícia da Companhia do Trânsito prendeu nada menos do que 38 motoristas (num universo de 284 veículos abordados), que estavam dirigindo embriagados. A Lei Seca, todas as noites, mas principalmente em sextas, sábados e domingos, apreende dezenas de carteiras de habilitação e leva para as delegacias grande número de bebuns que teimam em dirigir em nossas ruas. A surpresa ainda é o alto índice de detidos por tentarem burlar a Lei Seca: 13% dos motoristas.

AGORA VAI!

Agora sim, a candidatura de Aécio Neves à Presidência, que só tem patinado, conseguirá uma subida sensacional! É que os grandiosos partidos PTN, PMN, PTC e PTdoB fecharam aliança nacional com o PSDB. Certamente os milhões de eleitores destas excepcionais siglas, cheias de ideologia e projetos positivos para o país, vão engrossar de vez a postulação do tucano mineiro. (Claro que tudo isso é brincadeira e ironia. Mas é triste, quando vemos a política brasileira ser levada na gozação!).

PERGUNTINHA

As últimas medidas tomadas pelo governo, tentando diminuir o poder do Congresso; impondo segregação por classes e raças; impedindo pais de darem palmadas para educar seus filhos, são positivas para quem, neste país?

Home content advertisement 2
News Feed
Don't miss the stories followJornal Eletrônico Correio Continental and let's be smart!
Loading...
0/5 - 0
You need login to vote.
Your comment?
Leave a Reply

Email Subscription